Licenciatura

Na USP, o curso de Licenciatura é dependente do curso de Bacharelado. Isso significa que a carga horária total da Licenciatura em Português e Francês equivale à soma da carga do Bacharelado em Português e Francês, no valor de 3450 horas, e da carga das disciplinas específicas de formação docente, disposta acima na tabela ‘Informações Básicas do Currículo’, no valor de 1290 horas. Para o aluno obter o diploma da Licenciatura em Português e Francês, além de ter completado a quantidade de créditos do Bacharelado em Letras – Habilitação: Português e Francês, é necessário:

 

I. CURSAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

5° Período ideal 6° Período ideal 7° Período ideal 8° Período ideal
FLL1031 Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil EDM0402 Didática EDM0406 Metodologia do Ensino de Português II
- - EDM0405 Metodologia do Ensino de Português I EDM0408 Metodologia do Ensino de Francês II
- - EDM0407 Metodologia do Ensino de Francês I  0800006 Atividades de Estágio: Francês

 

II. CURSAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS ELETIVAS

As disciplinas eletivas são divididas em três blocos. O estudante deve selecionar uma disciplina de cada bloco para cursar.

Bloco A
EDF0285 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico
EDF0287 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico
EDF0289 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico

 

Bloco B
EDF0290 – Teorias do Desenvolvimento, Práticas Escolas e Processos de Subjetivação
EDF0292 – Psicologia Histórico-Cultural e Educação
EDF0294 – Psicologia da Educação: Constituição do Sujeito, Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola, Cultura e Sociedade
EDF0296 – Psicologia da Educação: Uma abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar
EDF0298 – Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares

 

Bloco C
FLC0600 – Língua Discurso e Ensino
FLC0601 – Ensino de Literatura Brasileira
FLC0602 – Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem
FLC0603 – Diversidade Cultural e Educação: As Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva
FLT0344 – Literatura e Educação
FLC1465 – Gramática e Ensino
FLM0653 – Aquisição/Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira
FLL1005 - A Linguística na Educação Básica

 

Aquisição e aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira (15 semanas de aulas). 
É uma disciplina que tem por objetivos apresentar o panorama das teorias de aquisição/aprendizagem de línguas estrangeiras, realizar análise de métodos de ensino de língua estrangeira concebidos em diferentes épocas,  identificando qual teoria linguística e de aprendizagem são a referência da publicação. A disciplina está organizada em aulas expositivas, seminários apresentados pelos alunos,  atividades em grupo em sala de aula e, no Moodle, vídeos sobre a evolução das metodologias, fóruns de discussão. e outras tarefas de reflexão. 
 
Atividades de Estágio em Francês (12 semanas de aulas + 3 de encontros individuais de supervisão). Além dos créditos, os alunos validam 100 horas de estágio referentes às atividades realizadas ao longo do semestre na disciplina)
 
É uma disciplina desenvolvida na sala de aula e não nas escolas. Trata-se de atividades práticas envolvendo o planejamento e a preparação de aulas, elaborações de sequências didáticas, discussões e análises dos métodos de ensino publicados segundo a abordagem comunicativa e acional para o ensino do Francês como Língua Estrangeira. Os objetivos gerais são de levar os alunos a refletir e a trabalhar de forma prática a partir de situações concretas que o professor de francês enfrenta em seu cotidiano, em diferentes contextos (Centros e Escolas de Línguas, Cursos particulares, escolas de ensino fundamental, entre outros). O  Quadro Europeu Comum de Referência de Línguas (CECR - Cadre européen commun de référence), artigos científicos sobre metodologias específicas como o FOS/FOU (Français sur Objectif Spécifique et Universitaire e outros documentos são disponibilizados na Plataforma Moodle. Ao final do curso os alunos apresentam, como trabalho final, um programa de curso e sequências didáticas. A escolha do tema para este trabalho é feita elos alunos no início do curso e a supervisão de sua elaboração é feita pelo professor ao longo do semestre.  

 

II. CUMPRIR 200 HORAS EM ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC)

AACCs devem ser realizadas com o objetivo de complementar a formação acadêmica, incentivando a ampliação do universo científico e cultural dos futuros profissionais.

• Atividades computadas desde o inicio do curso
• Registro feito através da plataforma rede aluno Moodle. Para acessar o tutorial para o envio das atividades clique aqui.
 

1. 0805101 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I;

2. 0805102 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II;

3. 0805103 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III;

4. 0805104 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV;

5. 0805105 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais V.

 

III. CUMPRIR 400 HORAS DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES (CP), aproveitadas das disciplinas do Bacharelado destinadas a este fim.

 

IV. CUMPRIR 400 HORAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: dessas 400 horas, 300 horas são geridas pela Faculdade de Educação, no âmbito de disciplinas obrigatórias e eletivas, e 100 horas são geridas pelo curso de Letras, no âmbito da disciplina obrigatória ‘Atividades de Estágio: Francês’.

 

V. CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS, conforme descrição a seguir (válido APENAS para alunos ingressantes a partir de 2023).