Na USP, o curso de Licenciatura é dependente do curso de Bacharelado. Isso significa que a carga horária total da Licenciatura em Português e Francês equivale à soma da carga do Bacharelado em Português e Francês, no valor de 3450 horas, e da carga das disciplinas específicas de formação docente, disposta acima na tabela ‘Informações Básicas do Currículo’, no valor de 1290 horas. Para o aluno obter o diploma da Licenciatura em Português e Francês, além de ter completado a quantidade de créditos do Bacharelado em Letras – Habilitação: Português e Francês, é necessário:
I. CURSAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
| 5° Período ideal | 6° Período ideal | 7° Período ideal | 8° Período ideal |
| FLL1031 Introdução aos Estudos da Língua Brasileira de Sinais | EDA0463 Política e Organização da Educação Básica no Brasil | EDM0402 Didática | EDM0406 Metodologia do Ensino de Português II |
| - | - | EDM0405 Metodologia do Ensino de Português I | EDM0408 Metodologia do Ensino de Francês II |
| - | - | EDM0407 Metodologia do Ensino de Francês I | 0800006 Atividades de Estágio: Francês |
II. CURSAR AS SEGUINTES DISCIPLINAS ELETIVAS
As disciplinas eletivas são divididas em três blocos. O estudante deve selecionar uma disciplina de cada bloco para cursar.
| Bloco A |
| EDF0285 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Filosófico |
| EDF0287 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Histórico |
| EDF0289 – Introdução aos Estudos da Educação: Enfoque Sociológico |
| Bloco B |
| EDF0290 – Teorias do Desenvolvimento, Práticas Escolas e Processos de Subjetivação |
| EDF0292 – Psicologia Histórico-Cultural e Educação |
| EDF0294 – Psicologia da Educação: Constituição do Sujeito, Desenvolvimento e Aprendizagem na Escola, Cultura e Sociedade |
| EDF0296 – Psicologia da Educação: Uma abordagem Psicossocial do Cotidiano Escolar |
| EDF0298 – Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Práticas Escolares |
| Bloco C |
| FLC0600 – Língua Discurso e Ensino |
| FLC0601 – Ensino de Literatura Brasileira |
| FLC0602 – Literatura Portuguesa: Ensino-Aprendizagem |
| FLC0603 – Diversidade Cultural e Educação: As Literaturas de Língua Portuguesa em Perspectiva |
| FLT0344 – Literatura e Educação |
| FLC1465 – Gramática e Ensino |
| FLM0653 – Aquisição/Aprendizagem do Francês como Língua Estrangeira |
| FLL1005 - A Linguística na Educação Básica |
II. CUMPRIR 200 HORAS EM ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS (AACC)
AACCs devem ser realizadas com o objetivo de complementar a formação acadêmica, incentivando a ampliação do universo científico e cultural dos futuros profissionais.
1. 0805101 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais I;
2. 0805102 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais II;
3. 0805103 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais III;
4. 0805104 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais IV;
5. 0805105 – Atividades Acadêmico-Científico-Culturais V.
III. CUMPRIR 400 HORAS DE PRÁTICAS COMO COMPONENTES CURRICULARES (CP), aproveitadas das disciplinas do Bacharelado destinadas a este fim.
IV. CUMPRIR 400 HORAS DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO: dessas 400 horas, 300 horas são geridas pela Faculdade de Educação, no âmbito de disciplinas obrigatórias e eletivas, e 100 horas são geridas pelo curso de Letras, no âmbito da disciplina obrigatória ‘Atividades de Estágio: Francês’.
V. CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DE ATIVIDADES EXTENSIONISTAS, conforme descrição a seguir (válido APENAS para alunos ingressantes a partir de 2023).