Pesquisa

Se você é aluno de graduação e deseja desenvolver uma pesquisa, você deve, em primeiro lugar, escolher um campo de interesse (um autor em particular, uma comparação, um gênero textual, um aspecto da língua francesa, uma estratégia didática, por exemplo) e procurar o professor que tem afinidade com esse campo de interesse. Ao lado, você pode encontrar a lista de professores e suas áreas de atuação e pesquisa. Basta enviar um email diretamente para o professor: todos os docentes do francês têm muito interesse em orientar pesquisas de alunos de graduação.

Em conjunto com o professor escolhido, você poderá depois escolher entre desenvolver uma Iniciação Científica ou um Trabalho de Graduação Integrado (TGI). Para mais informações, sugerimos ler os textos informativos ao lado sobre cada uma das modalidades. Quando você tiver feito a escolha, você deve elaborar um projeto de pesquisa. Todos os professores sabem que os alunos de graduação não têm a formação necessária para a redação de um projeto, por isso, não é necessário ter nada pronto: o texto será feito com o auxílio do orientador. Para mais orientação sobre as características e a elaboração de um projeto científico, sugerimos entrar em contato com o Laboratório de Letramento Acadêmico, que tem como objetivo auxiliar os alunos para produzir os principais gêneros acadêmicos.