Iniciação Científica

O QUE É?

A Iniciação Científica é um programa que visa atender alunos dos cursos de graduação, colocando-os em contato com grupos/linhas de pesquisa. Busca, também, proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador experiente, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos.

MODALIDADES
O estudante pode desenvolver pesquisa no âmbito da Iniciação Científica com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa e/ou auxílio. No âmbito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, é possível fazer o registro formal dessas pesquisas/pesquisadores por intermédio da Comissão de Pesquisa.

Iniciação Científica com bolsa
Duração da bolsa: período de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações, a critério do orientador.

REQUISITOS
I. Estar regularmente matriculado em curso de graduação;
II. Não ter vínculo empregatício e dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa;
III. Ser selecionado e indicado pelo orientador;
IV. Apresentar currículo atualizado e publicado na plataforma Lattes CNPq.

COMPROMISSOS
I. No momento da atribuição da bolsa PIC, não estar recebendo bolsa de outros programas do CNPq ou de outras agências de fomento;
II. Apresentar sua produção científica, sob a forma de pôster ou apresentação oral, no Simpósio Internacional de Iniciação Científica – SIICUSP;
III. Nas publicações e trabalhos apresentados, fazer referência à condição de bolsista do CNPq, Institucional (RUSP ou FFLCH) ou Santander;
IV. Apresentar relatório de atividades, parcial (após 6 meses de Bolsa) e final  (após 12 meses de Bolsa);
V. Devolver ao CNPq, ou à Pró-Reitoria de Pesquisa, ou ao Santander, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida (s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos estabelecidos na RN 017/2006 CNPq e acima não sejam cumpridos.

DOCUMENTOS EXIGIDOS
I. Histórico escolar completo e atualizado do aluno incluindo as reprovações, se houver;
II. No caso de reprovações no histórico, anexar justificativa;
III. Currículo Lattes do aluno;
IV. Cópia do termo de outorga (orientador);
V. Projeto Resumido de Pesquisa (máximo de 3 páginas, excluindo-se a capa e contendo: Introdução, Objetivo, Metodologia e Referências);
VI. Atualização de todos os dados pessoais do aluno no Sistema Júpiter;
VII. No caso de renovação, anexar o relatório parcial;
VIII. O orientador deve anexar todos os arquivos no sistema Atena em “PDF”.

INSCRIÇÃO
O período de inscrição costuma ser de fevereiro a abril. Por isso é necessário iniciar o projeto no semestre anterior.

TIPOS DE BOLSA
a) CNPq PIBIC
As bolsas de Iniciação Científica do CNPq são destinadas à Universidade, pelo PIBIC, em forma de cotas. Na USP, a Pró-Reitoria de Pesquisa é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas para as Unidades. Esse programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/USP/CNPq.  
b) Bolsas RUSP (Reitoria da USP) e Santander
As bolsas das modalidades RUSP e Santander serão atribuídas exclusivamente para alunos da USP. A Pró-Reitoria de Pesquisa é o órgão responsável pela administração e distribuição das bolsas para as Unidades. Esse programa recebe o nome de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).
c) BOLSAS FFLCH
A Faculdade instituiu, em 2002, um programa de auxílio à Iniciação Científica. Atualmente, são concedidas 32 bolsas, administradas pela Comissão de Pesquisa. A seleção de estudantes é feita juntamente com a seleção PIBIC, obedecendo aos mesmos critérios de avaliação de mérito acadêmico.
d) FAPESP
As bolsas de Iniciação Científica devem ser propostas pelo orientador diretamente à entidade. A solicitação deve ser encaminhada em formulário próprio em qualquer época do ano. O prazo de análise é de aproximadamente 75 dias. Todas as informações acerca dessa modalidade de bolsa podem ser obtidas no endereço http://www.fapesp.br.
e) Programa Ensinar com Pesquisa (PEP)
O Programa Ensinar com Pesquisa visa contribuir para o desenvolvimento do conhecimento no campo do ensino de graduação e investir no desenvolvimento das competências docentes e discentes no campo do ensino e da pesquisa. Conta com 800 bolsas com duração de 12 meses, podendo ser renovadas por igual período. O Programa teve início em fevereiro de 2007 e com vistas ao preenchimento total das 800 bolsas, foi realizada a 2ª chamada do edital em agosto de 2007.

INICIAÇÃO CIENTÍFICA SEM BOLSA
Há, ainda, as pesquisas que são desenvolvidas sem bolsa. Com o objetivo de valorizar essas pesquisas, a Comissão de Pesquisa aprovou medida que formaliza essa prática, possibilitando ao aluno a obtenção de um certificado e o consequente reconhecimento oficial. A solicitação deve ser encaminhada pelo professor orientador ao seu departamento que deverá aprová-la e encaminhá-la à Comissão de Pesquisa para o registro.
Documentos exigidos: a) projeto do aluno vinculado ao projeto de seu (sua) orientador (a); b) histórico escolar; c) formulários padronizados pela Comissão de Pesquisa;  d) parecer de mérito de um professor da área (que não seja o orientador); e) aprovação do Departamento.
Exigências: a) duração mínima: um ano (solicitação em fluxo contínuo); b) entrega de relatórios semestrais, segundo calendário da CPq; c) participação no SIICUSP; d) relatório final com parecer de mérito, aprovado pelo Departamento.
Roteiro para inscrição no programa: todos os documentos devem ser entregues no Departamento que, após sua aprovação, encaminhará à CPq, que procederá ao cadastramento do pesquisador em seu Banco de Dados.

MODELOS DE INICIAÇÕES CIENTÍFICAS
Disponibilizamos aqui alguns modelos de iniciações científicas de alunos indicados pelos professores.