Bonjour!

Bem vindo ao curso de graduação em Francês da Universidade de São Paulo. Nosso curso existe desde a década de 1940 e oferece uma formação em língua, literatura e tradução a partir do segundo ano do curso de Letras. 12 professores, todos com formação mínima de doutor, são responsáveis pela formação dos alunos durante os quatro anos de extensão do curso.

Não se exige nenhum conhecimento prévio em relação à língua francesa. As disciplinas de língua se iniciam no nível básico e, em quatro anos, o aluno terá a formação em todos os pontos fundamentais da gramática, além de ter disciplinas específicas sobre a argumentação, a narrativa e a expressão oral. Em literatura, o aluno faz um percurso pelos diferentes gêneros praticados na literatura francesa: narrativa, poesia, romance e teatro, em um viés que sempre privilegia o aprofundamento à visão panorâmica.

O aluno também tem a possibilidade de optar por disciplinas que permitem ter uma visão da literatura de países francófonos, da crítica francesa e das relações literárias entre a França e o Brasil. A formação em tradução é optativa e o aluno pode escolher tanto disciplinas teóricas, como cursos mais específicos, que o introduzem à prática tradutológica do francês.

Ao longo da habilitação, o aluno poderá abrir a Licenciatura em francês, que, além da formação em língua, literatura e tradução, também oferece uma formação pedagógica, com o intuito de preparar o aluno para ser professor do Ensino Médio.

Muitos de nossos alunos aproveitam as possibilidades de intercâmbio oferecidas pela USP, o que permite uma vivência intensiva em um país de língua francesa por 6 meses ou 1 ano. Convidamos você a explorar nesse site todas as possibilidades de formação e atuação que o nosso curso oferece. Qualquer dúvida, ou sugestão, não deixe de entrar em contato conosco (monitoriadofrances@gmail.com).

À bientôt!