XIV Congresso Internacional da Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG)

XIV Congresso Internacional da
Associação dos Pesquisadores em Crítica Genética (APCG)
 
XIV_apcg_chamada_flyer.jpg
 
Rascunhos do contemporâneo
1, 2 e 3 de outubro de 2019
UFPR, Curitiba 
 
Como estudar a criação quando se cria cada vez menos em suportes materiais? Não há geneticista que não tenha enfrentado essa questão. Neste congresso, queremos responde-la em conjunto, além de discutir muitas outras questões da contemporaneidade que desafiam os pesquisadores da criação, como: qual a relevância de estudar manuscritos hoje? como preservar os documentos materiais em formatos digitais? Como organizar os documentos em sites ou formatos hipertextuais? Como estudar aquilo que é deletado? Como lidar com as novas formas de correspondência e criação em conjunto (redes sociais)? Como criar a partir de meios digitais?  E como estudar esses meios? O que entendemos hoje por manuscrito? documento? processo? a criação mesma não se torna cada vez menos bastidor e mais a própria cena?
Mas também queremos neste congresso confrontar a criação a temas contemporâneos, como as questões identitárias e de gênero, intolerância, inclusão, radicalização política e migrações. É preciso, como diria Mário de Andrade, ter a "coragem do contemporâneo", olhando para esses novos suportes ou novas produções, mas também observar o histórico com o olhar do presente, recortando e apontando para aquilo que produz sentido ou ruído nesse presente....
As questões identitárias, de gênero, sócio-políticas, entre outras comumente abraçadas pelos estudos culturais, podem reconfigurar também o aparato teórico da crítica genética. Nesses "rascunhos do contemporâneo", não se trata de abordar apenas a produção artística mais atual, mas antes de integrar modos contemporâneos de pensar ao estudo da criação. 
 
Inscrições a partir de 15 de abril de 2019. 
O site do evento já está disponível para submissão de trabalhos. A data limite para envio das propostas é 30 de junho.
Esperamos ver todos vocês por lá e agradecemos muito a ajuda na divulgação!

https://doity.com.br/congressoapcg/
 

Mais informações: congressoapcg@gmail.com