Intercâmbios CCINT-FFLCH

Durante a graduação, os alunos do Curso de Letras Francês têm a possibilidade  de realizar intercâmbios de estudos na França, estudando em uma das  universidades francesas com as quais a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP mantém acordo de cooperação internacional.

A Comissão de Relações Internacionais da FFLCH (http://ccint.fflch.usp.br/) é a responsável por todo o processo de inscrição e seleção e, durante o ano, publica  dois editais, um em março e outro em setembro.

Os alunos selecionados em março começam as aulas nas universidades francesas em setembro; os que forem selecionados em setembro começam as atividades em janeiro. Esses intercâmbios são de duração de 6 meses ou 1 ano e o semestre ideal de candidatura é quando o aluno está no Francês 4 ou 5.

Para estudar na França, o aluno deve se preparar desde o início da faculdade, aproveitando bem os cursos na USP e cuidando de sua média ponderada, pois um dos critérios para ser selecionado é a média ponderada acima de 7,0.  Por isso, não descuide!

Dependendo da universidade onde você for estudar, há uma exigência de comprovação de seu nível de proficiência. Você deve se informar sobre os exames DELF (Diplôme d'Études en Langue Française)

Para obter informações sobre documentos e processos seletivos, consulte o link http://ccint.fflch.usp.br/node/12

Programa de Assistentes de Língua Portuguesa

Há seis anos, os alunos do Curso de Letras Francês/Português da USP participam do Programa de Assistentes de Língua Portuguesa do governo francês.
O objetivo do programa é oferecer uma oportunidade a estudantes brasileiros de se familiarizar com a língua e a civilização francesas, levando às escolas e aos estabelecimentos franceses a autenticidade da nossa  língua e cultura.

Os assistentes selecionados permanecem na França por 9 meses, com uma bolsa do governo francês,  dando aula de português em uma escola francesa e terão a possibilidade de se inscrever, durante sua permanência na França, numa universidade, desde que a atividade ou o curso escolhido não cause prejuízo à sua função de assistente na escola ou no estabelecimento para onde for designado.

O semestre ideal de candidatura para os alunos da USP  é no Francês VI, pois é necessário quando de sua chegada à França que possuam um bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Nos últimos processos de seleção este tem sido um dos critérios exigidos, além do currículo, do histórico escolar e dalettre de motivation que acompanha o dossier de candidature.

Fiquem atentos ao email da Monitoria do Francês - monitoriadofrances@gmail.com - que envia as informações do programa  em novembro ou dezembro de cada ano.

As inscrições são feitas no Consulado Geral da França.

Programa de Licenciatura Internacional - PLI-França (CAPES)

Este programa foi lançado pela CAPES em 2013 e o Curso de Letras Francês/Português da USP foi contemplado com 8 bolsas para 8 alunos.

Trata-se de um programa de duplo diploma entre a USP e a Universidade de Paris IV na França. http://www.paris-sorbonne.fr/

O programa seleciona alunos que tenham um excelente percurso acadêmico e somente aqueles que estejam inscritos na Licenciatura, pois a formação está relacionada a esta habilitação.

Os candidatos devem estar cursando o 1º semestre de língua francesa (Francês 1)

Para mais informações sobre intercâmbio, falar com a Profa. Heloísa Brito de Albuquerque Costa: heloisaalbuqcosta@usp.br