Letras, cultura na ponta da língua

Em geral, quem se interessa por Letras tem sensibilidade para literatura, facilidade em aprender idiomas e vontade de passar seu conhecimento à frente — seja como docente, pesquisador, revisor, tradutor ou intérprete.

“O estudante de Letras ama conhecer novas culturas”, observa Lica Hashimoto, professora de japonês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. “Por isso mesmo, ele consegue dialogar com o outro, tem empatia por outros povos e está mais preparado para viver em um ambiente globalizado”, avalia.

Durante a graduação, o aluno de Letras passa por uma série de etapas como o ciclo básico, a escolha da habilitação, o ranqueamento e a licenciatura.

O ciclo básico se refere ao primeiro ano do curso, quando todos os estudantes têm uma grade curricular comum, com aulas de Introdução aos Estudos Clássicos, Introdução aos Estudos Literários, Introdução ao Estudo da Língua Portuguesa e Elementos de Linguística.

Ao final do primeiro ano, o aluno deve escolher ao menos uma das 16 habilitações que o curso oferece: alemão, árabe, armênio, chinês, coreano, espanhol, francês, grego, hebraico, inglês, italiano, japonês, latim, linguística, português e russo.

Série do Jornal da USP traz informações sobre os cursos da Universidade.
A reportagem completa pode ser acessada no link: